Saiba Tudo Sobre Seguro De Carga e Transporte De Mercadorias

O que é o gerenciamento de risco num seguro de carga?

Este é um serviço obrigatório que o segurado deve contratar para que o risco de acidente e roubo sejam minimizados. As principais formas de tratar os riscos presentes numa logística está relacionado a seguranças das cargas contra extravios e roubos adotando diversas medidas de segurança. Mas existem algumas situações que as medidas de segurança não são tão eficazes como é o caso de um acidente da natureza como, por exemplo, uma enchente de grandes proporções que bloqueie as estradas. Porém, há circunstancias que as medidas adotadas acabam diminuindo os riscos. Seguro de transporte

O seguro de carga também possui franquia?

Esse tipo de seguro possui uma cláusula específica de franquia para seguros transporte internacionais e nacionais. Em geral, nesses contratos está incluída uma franquia para o caso de perda ou dano parcial a mercadoria. Isso quer dizer que o segurado participa com parte dos prejuízos conforme o percentual que está determinado na apólice. O valor da indenização que a seguradora deve pagar pode deduzir a franquia de forma separada por mercadoria transportada no mesmo veículo desde que essa possibilidade exista e que as quantias que estejam declaradas na fatura estejam especificadas.

O RCF-DC possui algum risco que não tem cobertura?

Esse tipo de seguro não abrange bens ou mercadorias em sua cobertura como os mencionados a seguir:

  • Metais preciosos e suas ligas, pedras preciosas e semipreciosas, joias, perolas, dinheiro em espécie, papel ou moeda, cheques, certificados de títulos, ações, conhecimentos, saques, ordens de pagamento, estampilhas, selos, recibos, bilhetes de loterias, contratos, cargas radioativas, objetos de arte, coleções e raridades, cargas nucleares
  • Veículo transportador
  • Bens ou mercadorias que não estão averbados no seguro RCTR-C

Se acontecer de uma carga que está segurada ser roubada em quanto tempo a seguradora realiza o pagamento da indenização?

Após o risco se concretizar o segurado pode verificar na apólice que lhe foi entregue pela seguradora quais os documentos que ele deve apresentar para receber a indenização. Após toda a documentação ter sido entregue a seguradora tem o prazo de 30 dias para efetuar o pagamento. No entanto, se ela solicitar a apresentação de outros documentos além dos que já foram entregues esse prazo tem sua contagem suspensa e somente será reiniciada no primeiro dia útil após as exigências terem sido devidamente atendidas.

O que é a carta de DDR?

Esta carta é um documento que a própria seguradora emite e que estão especificados os riscos que dispensa o direito de regresso e as regras do gerenciamento de risco que precisam ser cumpridas. Teoricamente, a DDR indica que a seguradora não vai promover a ação regressiva contra o transportador caso algum sinistro venha a acontecer, assim, ela deixa de exercer um direito que a ela pertence.

O que é o seguro de carga RCT-VI?

Este seguro garante ao segurado que os prejuízos decorrentes de perda ou dano que os bens ou mercadorias pertencentes a terceiros tenham sofrido serão reembolsados. Essas perdas e danos podem ser entendidos como capotagem, colisão, tombamento do veículo transportador, abalroamento, explosão ou incêndio do veículo que realizava o transporte.