Flores Em Casas Com Crianças E Animais Domésticos

Os amantes de flores pensam em uma entrada de garagem florida, um caramanchão cheio e vistoso no jardim, um belo vaso no hall de entrada do apartamento, e belas varandas com vasos pendurados por todos os lados. Quando se casam e constituem família, vem o medo de causar danos às plantas, mas também o perigo que algumas espécies podem oferecer às crianças ou animais domésticos. Para não errar, um curso de florista pode ser essencial para a escolha das flores e/ou plantas que deve cultivar dentro e fora de casa.

 

Espécies venenosas:

Antúrio

O antúrio é uma planta muito tradicional no paisagismo. É uma planta exótica, tropical, com cor vibrante e altamente tóxica. Se ingeridas por seres humanos pode causar vômitos, dificuldade de engolir, lesões na boca, na faringe e na laringe e asfixia. É aquela que costumávamos ver na casa da vó, lembra? Bonitas, mas perigosas!

Hortênsias

Elas estão espalhadas por aí e encontradas facilmente. São muito bonitas e atraem as crianças por parecerem buquês. No entanto é preciso muito cuidado, essas flores são venenosas e pode causar dores de barriga, vômitos, e em casos mais graves, convulsões e até coma.

Azaleias

Elas estão em nosso caminho e vivemos esbarrando com elas em jardins e praças da cidade. Se ingeridas podem causar problemas digestivos, hipertensão ou hipotensão cardíaca. Seu colorido atrai os amantes das cores, mas você pode encontrar excelentes opções em outras espécies, então evite cultivar essas flores junto à crianças e animais.

Oleandro

Esta linda e perigosa flor pode destruir o coração se ingerida. Os principais efeitos são sonolência, dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, falta de ar, irritação da boca, náusea, vômitos e pode até matar até mesmo com uma folha. Fique bem longe dessa!

Acácia

A acácia é capaz de matar um grupo de antílopes inteiro. Caso sejam ameaçadas, suas folhas liberam gás etileno que serve de alarme para que outras acácias nos arredores saibam que existe a ameaça. Assim, todas juntas começam a produzir tanino em quantidade suficiente para matar todo o grupo. Nem precisamos falar que devem, obrigatoriamente, ficar bem longe de seu jardim.

Quer saber mais sobre flores!? Clique aqui!

Espécies inocentes

Mas estas não são as únicas flores bonitas que se podem ter em casa. Existem muitas outras opções bonitas e inocentes você pode cultivar com segurança.

Amor-perfeito

Com variadas colorações de flores, ficam perfeitas em hortas verticais. Atinge em torno de 20 cm de altura. Se desenvolve melhor plantada a meia-sombra, protegida do sol forte. Suas flores são usadas na culinária, dando um toque especial e suave à saladas e doces.

Espada-de-São-Jorge

Possui moderada toxicidade, não devendo ser consumida, no entanto, não são comuns acidentes com essas espécies. Talvez devido ao seu aspecto menos atrativo. O contato com a pele pode causar leve irritação. Pode ser plantada em vasos sozinhas ou não e são dão bem tanto a sol quanto na sombra, em ambientes internos ou externos.

Violeta odorata

Ela possui pequenas flores roxas como elemento decorativo principal. Muito usada em pequenos vasinhos como arranjos, por exemplo, em festas infantis e também em jardineiras e canteiros. Suas folhas podem ser usadas na culinária no preparo de saladas. Pode ser cultivada na meia sombra ou em pleno sol.

Mirra

Esse arbusto tem flores bem pequenas, formadas no período de inverno. Pode ser cultivada isoladamente ou em grupos, atingindo de 1,2 a 1,6 metros de altura, precisando então de um espaço maior do que as outras já citadas. Ela gosta de muito sol, então nada de cultivá-la dentro de casa. Não tem uso culinário, mas dela pode-se retirar óleo essencial para a fabricação de florais.

 

Deu para perceber que dá para ter filhos, animais e a casa cheia de flores e plantas?

Basta se informar e fazer as escolhas certas! Aprenda isso e muito mais em: http://www.artefloralonline.com.br/